A escrita colaborativa pode, especialmente usar wikis, para ajudar a melhorar a qualidade ou quantidade da produção acadêmica? Simplificando, a colaboração agrega valor às práticas de pesquisa em curso, especialmente as que têm sido, tradicionalmente, atividades individuais?
Os defensores de wikis argumentam que o potencial que essa colaboração tem de garantir a qualidade da pesquisa é maior do que a produzida por eruditos individuais. Mas em um ambiente acadêmico isto só acontecerá se os problemas de colaboração e cooperação do tipo Surowiecki forem resolvidos. Mas lembre-se das condições do sábio Surowiecki:
Diversidade
Descentralização
Capacidade de resumir opiniões em um veredito coletivo, e
Independência.
A cultura da escrita académica tradicional não oferece suporte a essa base para a abordagem de aquisição de conhecimento, e isso pode ser difícil de conseguir com a noção de autoria tão firmemente enraizada na academia.
Em uma nota mais positiva, no entanto, essa colaboração cria uma nova forma de revisão em pares por estudiosos internacionais, alargando assim o âmbito de aplicação do conhecimento e perícia disponíveis.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
A Eficiência das Wikis
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário