terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

As 3 regras de ouro para escolher nichos

As 3 regras de ouro para escolher nichos

Com toda a conversa que tem havido na blogosfera e nos fóruns sobre os sites de nicho, a pergunta que vejo a surgir com mais frequência é: que nicho devo escolher para fazer um site?
Quem faz esta pergunta são webmasters novatos, que já fizeram uma ou duas tentativas, mas que não obtiveram o sucesso esperado. Eles sabem que é uma questão de continuar a tentar e a aplicar novos conhecimentos, mas têm muitas dúvidas quanto à escolha do melhor nicho.
Vou então explicar como se escolhe um nicho para ganhar dinheiro na web.

As 3 regras de ouro

  • Escolher um nicho com procura
  • Escolher um nicho com pouca concorrência
  • Escolher um nicho rentável

A procura

Em primeiro lugar, queres encontrar um nicho com alguma procura. Que é como quem diz, com keywords associadas que tenham um volume considerável de pesquisas nos motores de busca. Deste modo, o teu trabalho vai ser desenvolvido com o objectivo de colocar o site no topo dos resultados para essas keywords.
Uma palavra chave com 50 pesquisas por dia já vai enviar algum tráfego para os primeiros resultados. É claro que outra com 500 ou até com 5000 vai enviar muito mais visitas, mas aí entra a segunda regra de ouro…

A concorrência

Quanto maior for a procura, mais concorrência podes esperar dentro do nicho. O importante é tentar encontrar um nicho que tenha um nível de concorrência que esteja ao teu alcance, sabendo que não há uma maneira exacta de medir a concorrência. Podes analisar o número de resultados no Google para determinada keyword, o número de páginas com a keyword no título, ou olhar para os primeiros 10 resultados e tentar perceber se é possível entrar para o meio deles.
Só com alguma experiência é que vais começar a ter noção do que é um nível de concorrência acessível e onde é que começam as dificuldades para conquistar uma posição. Também depende, de projecto para projecto, a quantidade de trabalho que estás disposto a realizar para bater a concorrência.

A rentabilidade

A terceira regra de outro diz que precisas de encontrar nichos rentáveis. Se conseguires um nicho popular e sem grande concorrência, já fizeste uma boa parte do trabalho. Mas de que te serve dominar esse nicho se não houver maneira de o rentabilizar?
Felizmente hoje em dia existem inúmeras formas de ganhar dinheiro na net, portanto se conseguires tráfego, é quase certo que consegues rentabilizá-lo de alguma forma. Apesar disso, há nichos muito mais rentáveis do que outros e isso deve se levado em consideração quando estás a fazer esta análise. 1000 visitas por dia num nicho que rende 0.20€ CPM é pior do que 200 visitas por dia noutro nicho que renda 2€ CPM. No fim do dia, o primeiro ganhou 20 cêntimos e o segundo ganhou 40 cêntimos, com menos despesas em alojamento.

O sucesso

O segredo para escolher um bom nicho é conseguir analisar como se conjugam estes 3 factores, de modo a perceber se vale a pena investir tempo nesse nicho ou se é melhor procurar outro. O tempo é o nosso recurso mais precioso e com uma panóplia quase infinita de nichos e micro-nichos à nossa disposição, escolher onde vamos trabalhar é o primeiro passo e um dos mais determinantes no resultado final.
É claro que para conseguires ter sucesso, seja em que nicho for, convém conheceres bem a área em que te movimentas. Ou pelo menos, estares disposto a estudar a matéria e ir aprendendo cada vez mais pelo caminho. Isso quer dizer que tens que ter algum interesse pessoal nesse nicho, ou uma disciplina de ferro que te permita escrever sobre o assunto, comentar noutros sites da área, responder a dúvidas dos visitantes, etc…
Não te preocupes se tomares algumas decisões erradas ao início. Apenas a experiência te vai fazer olhar para um nicho e compreender facilmente o seu potencial e o nível de concorrência que tens pela frente. Também é preciso ter alguma bagagem para conseguir atacar os nichos mais populares e lucrativos.

Micro Niche Finder

Uma ajuda preciosa neste processo de análise, que permite visualizar rapidamente e com simplicidade muitos dos factores de escolha, é o Micro Niche Finder. Este software, ou outro do género, oferece uma enorme vantagem a quem o usa na pesquisa de nichos com potencial para explorar.
Micro Niche Finder apresenta em minutos, uma série de indicadores relacionados com a procura, a concorrência e a rentabilidade de cada nicho, que demorariam horas a compilar manualmente. Mas sobre este programa falarei num próximo artigo.

0 comentários:

Enviar um comentário