Com toda a conversa que tem havido na blogosfera e nos fóruns sobre os sites de nicho, a pergunta que vejo a surgir com mais frequência é: que nicho devo escolher para fazer um site?
Quem faz esta pergunta são webmasters novatos, que já fizeram uma ou duas tentativas, mas que não obtiveram o sucesso esperado. Eles sabem que é uma questão de continuar a tentar e a aplicar novos conhecimentos, mas têm muitas dúvidas quanto à escolha do melhor nicho.
Vou então explicar como se escolhe um nicho para ganhar dinheiro na web.
Uma palavra chave com 50 pesquisas por dia já vai enviar algum tráfego para os primeiros resultados. É claro que outra com 500 ou até com 5000 vai enviar muito mais visitas, mas aí entra a segunda regra de ouro…
Só com alguma experiência é que vais começar a ter noção do que é um nível de concorrência acessível e onde é que começam as dificuldades para conquistar uma posição. Também depende, de projecto para projecto, a quantidade de trabalho que estás disposto a realizar para bater a concorrência.
Felizmente hoje em dia existem inúmeras formas de ganhar dinheiro na net, portanto se conseguires tráfego, é quase certo que consegues rentabilizá-lo de alguma forma. Apesar disso, há nichos muito mais rentáveis do que outros e isso deve se levado em consideração quando estás a fazer esta análise. 1000 visitas por dia num nicho que rende 0.20€ CPM é pior do que 200 visitas por dia noutro nicho que renda 2€ CPM. No fim do dia, o primeiro ganhou 20 cêntimos e o segundo ganhou 40 cêntimos, com menos despesas em alojamento.
É claro que para conseguires ter sucesso, seja em que nicho for, convém conheceres bem a área em que te movimentas. Ou pelo menos, estares disposto a estudar a matéria e ir aprendendo cada vez mais pelo caminho. Isso quer dizer que tens que ter algum interesse pessoal nesse nicho, ou uma disciplina de ferro que te permita escrever sobre o assunto, comentar noutros sites da área, responder a dúvidas dos visitantes, etc…
Não te preocupes se tomares algumas decisões erradas ao início. Apenas a experiência te vai fazer olhar para um nicho e compreender facilmente o seu potencial e o nível de concorrência que tens pela frente. Também é preciso ter alguma bagagem para conseguir atacar os nichos mais populares e lucrativos.
O Micro Niche Finder apresenta em minutos, uma série de indicadores relacionados com a procura, a concorrência e a rentabilidade de cada nicho, que demorariam horas a compilar manualmente. Mas sobre este programa falarei num próximo artigo.
Quem faz esta pergunta são webmasters novatos, que já fizeram uma ou duas tentativas, mas que não obtiveram o sucesso esperado. Eles sabem que é uma questão de continuar a tentar e a aplicar novos conhecimentos, mas têm muitas dúvidas quanto à escolha do melhor nicho.
Vou então explicar como se escolhe um nicho para ganhar dinheiro na web.
As 3 regras de ouro
- Escolher um nicho com procura
- Escolher um nicho com pouca concorrência
- Escolher um nicho rentável
A procura
Em primeiro lugar, queres encontrar um nicho com alguma procura. Que é como quem diz, com keywords associadas que tenham um volume considerável de pesquisas nos motores de busca. Deste modo, o teu trabalho vai ser desenvolvido com o objectivo de colocar o site no topo dos resultados para essas keywords.Uma palavra chave com 50 pesquisas por dia já vai enviar algum tráfego para os primeiros resultados. É claro que outra com 500 ou até com 5000 vai enviar muito mais visitas, mas aí entra a segunda regra de ouro…
A concorrência
Quanto maior for a procura, mais concorrência podes esperar dentro do nicho. O importante é tentar encontrar um nicho que tenha um nível de concorrência que esteja ao teu alcance, sabendo que não há uma maneira exacta de medir a concorrência. Podes analisar o número de resultados no Google para determinada keyword, o número de páginas com a keyword no título, ou olhar para os primeiros 10 resultados e tentar perceber se é possível entrar para o meio deles.Só com alguma experiência é que vais começar a ter noção do que é um nível de concorrência acessível e onde é que começam as dificuldades para conquistar uma posição. Também depende, de projecto para projecto, a quantidade de trabalho que estás disposto a realizar para bater a concorrência.
A rentabilidade
A terceira regra de outro diz que precisas de encontrar nichos rentáveis. Se conseguires um nicho popular e sem grande concorrência, já fizeste uma boa parte do trabalho. Mas de que te serve dominar esse nicho se não houver maneira de o rentabilizar?Felizmente hoje em dia existem inúmeras formas de ganhar dinheiro na net, portanto se conseguires tráfego, é quase certo que consegues rentabilizá-lo de alguma forma. Apesar disso, há nichos muito mais rentáveis do que outros e isso deve se levado em consideração quando estás a fazer esta análise. 1000 visitas por dia num nicho que rende 0.20€ CPM é pior do que 200 visitas por dia noutro nicho que renda 2€ CPM. No fim do dia, o primeiro ganhou 20 cêntimos e o segundo ganhou 40 cêntimos, com menos despesas em alojamento.
O sucesso
O segredo para escolher um bom nicho é conseguir analisar como se conjugam estes 3 factores, de modo a perceber se vale a pena investir tempo nesse nicho ou se é melhor procurar outro. O tempo é o nosso recurso mais precioso e com uma panóplia quase infinita de nichos e micro-nichos à nossa disposição, escolher onde vamos trabalhar é o primeiro passo e um dos mais determinantes no resultado final.É claro que para conseguires ter sucesso, seja em que nicho for, convém conheceres bem a área em que te movimentas. Ou pelo menos, estares disposto a estudar a matéria e ir aprendendo cada vez mais pelo caminho. Isso quer dizer que tens que ter algum interesse pessoal nesse nicho, ou uma disciplina de ferro que te permita escrever sobre o assunto, comentar noutros sites da área, responder a dúvidas dos visitantes, etc…
Não te preocupes se tomares algumas decisões erradas ao início. Apenas a experiência te vai fazer olhar para um nicho e compreender facilmente o seu potencial e o nível de concorrência que tens pela frente. Também é preciso ter alguma bagagem para conseguir atacar os nichos mais populares e lucrativos.
Micro Niche Finder
Uma ajuda preciosa neste processo de análise, que permite visualizar rapidamente e com simplicidade muitos dos factores de escolha, é o Micro Niche Finder. Este software, ou outro do género, oferece uma enorme vantagem a quem o usa na pesquisa de nichos com potencial para explorar.O Micro Niche Finder apresenta em minutos, uma série de indicadores relacionados com a procura, a concorrência e a rentabilidade de cada nicho, que demorariam horas a compilar manualmente. Mas sobre este programa falarei num próximo artigo.
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