terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem São Os Blogueiros?

50% dos 197 entrevistados eram titulares;
57% eram do sexo masculino;
44% trabalhava na área de humanas e apenas 14% em ciências sociais.
Quando perguntados por que blogavam,

91% dos entrevistados afirmaram que foram motivados pelo estímulo intelectual e pela discussão;
73% aproveitou a oportunidade para testar as suas ideias e partilhá-las com não-acadêmicos;
e 64% estava interessado em construir uma comunidade online.
Claramente, acadêmicos vêem benefícios em seus blogs que vão além dos tradicionais prêmios acadêmicos, como a obtenção de feedback para suas idéias de pesquisa, e a criação uma rede de estudiosos afins em todo o globo.

O foco dos blogs acadêmicos, muitas vezes vai além da própria pesquisa, e mira nas batalhas da própria vida acadêmica. Este nível pessoal da escrita pode ajudar a criar uma comunidade de apoio.

The Chronicle of Higher Education, uma revista e site para acadêmicos norte-americanos, por exemplo, elaborou uma seleção de blogs acadêmicos que descreve como apresentando " discussões ocasionais sobre a vida acadêmica, carreiras e mercado de trabalho".

Outros estudiosos vem as suas contribuições online como parte de seu trabalho, independentemente de seus empregadores incentivarem ou não a atividade. Torill Mortensen, da Volda College, na Noruega, descreve o conteúdo de seu blog como" estudos de mídia, teorias de resposta dos leitores, jogos de representação, cultura da internet, viagens, bizarrices acadêmicas e comunicação online aleatória em conjunto ".

Mortensen fornece links para seus artigos on-line e incentiva os colegas a participarem do diálogo. Em um post recente ela observou que:

"Uma das responsabilidades de estudos publicamente pagos é participar do debate público. Sim, deve haver maneiras de gravar os blogs de forma a dar "pontos" quando da contagem de publicações, e estou certo de que isso impulsionaria os acadêmicos noruegueses a um frenesi em relação aos blogs. Não, eu não iria recusar o dinheiro se fosse pago para isso. Mas sim, estou disposto a fazê-lo , porque é parte do que eu devo fazer".

0 comentários:

Enviar um comentário