terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

4 formas de manipular a atenção dos visitantes


Visitantes são visitantes: quer você queira ou não, alguns sempre irão abandonar suas páginas sem ler o que você tem a apresentar, enquanto outros passarão vários minutos lendo seus textos.
A partir do momento que você consegue cativar um novo visitante e transformá-lo em leitor assíduo, existem algumas técnicas que podem lhe ajudar a manipular sua atenção, para que este passe aler o que você quer que ele leia, a fim de completar um objetivo estipulado por você mesmo, que pode ser: mostrar o seu melhor conteúdo, incitá-lo a assinar seus Feeds, a segui-lo no Twitter, a comentar em suas páginas, a clicar em banners. Enfim, independentemente de seu objetivo, as técnicas para manipular a atenção dos visitantes e leitores apresentadas neste artigo podem lhe ajudar muito a completá-lo.

O uso de cores

A primeira coisa que entra no cérebro de alguém que visita suas páginas são as cores que elas contêm. Então, nada mais justo que começarmos por aí: dependendo das cores que você joga em certos pontos de suas páginas, os visitantes podem ir para um ou outro lugar.
Cores brilhantes, por exemplo, atraem muito mais os visitantes do que cores apagadas. Por este motivo eu utilizo cores leves (tons de cinza) no Análise Blogueira, para que quando eu precise atrair realmente a atenção de um leitor, possa utilizar cores-destaque. Se o seu template só tem tons fortes e muito coloridos, como você direcionará os visitantes por meio de mais cores fortes e coloridas, que se diluirão ao resto de sua página?
A melhor forma de usar as cores para direcionar a atenção de seus visitantes é usando banners chamativos para as campanhas que você planeja liberar: ao invés de um banner de assinatura de Feeds com cores semelhantes às usadas em seu tema, por exemplo, ofereça um diferencial, alguma cor realmente forte e destacável (mas que tente manter um padrão com o resto de seu blog, do ponto de vista estrutural).

O apelo ao movimento

O movimento intriga os visitantes que estão sempre acostumados com páginas estáticas. Talvez não aquele movimento característico de banners GIF de Blogs de Download, mas sim aquelas pequenas movimentações que realmente atraem a atenção do leitor.
Um exemplo de movimento que atrai a atenção dos visitantes com maestria é aquele utilizado em imagens às quais, quando o leitor passa o mouse sobre, acendem uma cor mais forte. Você já deve ter visto este tipo de funcionalidade em botões de Redes Sociais ou banners de Feeds (ou até mesmo em uma imagem de cabeçalho) em certos blogs.
A dica aqui é ter calma e criatividade. Calma porque você não pode sair por aí tentando fazer qualquer animação render alguma coisa, e criatividade porque, hoje, a internet está cheia de movimento, e cabe a você destacar-se em meio a tudo.

Chamar por meio de textos

Até mesmo a forma com que você escreve um texto apelativo e chamativo pode influir no sucesso de seus objetivos. Se você realmente quer chamar a atenção dos seus visitantes para certos pontos, utilize textos curtos.
Se você fizer uma promoção com tantas regras que podem ser arquivadas em forma de contrato, esqueça a total atenção de quem estiver interessado em participar. Estabeleça apenas algumas práticas necessárias para o bom desenvolvimento da campanha e lance tudo o que puder de informação em 15 segundos de leitura do seu visitante. As chances de sucesso, neste caso, são muito maiores.
Não bastam, agora, apenas posts bem escritos. Além disto, textos curtos geralmente funcionam melhor. Deixe os textos compridos para seus leitores assíduos, ou para as enormes listas de dicas, que são um belo atrativo nas Redes Sociais.

Atrair pela simplicidade

Supomos que você esteja vendendo um produto em um site de Comércio Eletrônico. O seu concorrente disponibiliza um formulário com 10 etapas para completar uma compra. Neste momento, você pode se destacar oferecendo um formulário com apenas 5 campos, por exemplo, e alertar os visitantes: “Comprar aqui é simples! São apenas 5 passos!“.
Muito mais pessoas irão se interessar pela sua simplicidade, principalmente as que já passaram pela concorrência e se frustraram com a complexidade do formulário de compra.
Outro ponto que realmente chateia qualquer visitante é a falta de informação. Um exemplo: nestes dias estou procurando um bom Curso Pré-Vestibular em Curitiba. É incrível como se demora a encontrar a página de contato (adoro pedir mais informações) ou a página de preços e planos, por exemplo. Se encontrar tais itens é complicado até mesmo para mim, que já sou acostumado a navegar pela internet, fico imaginando como quem não tem tanta desenvoltura online acaba se comportando!
Facilite sua informação e sua interação com o leitor, e você certamente tirará muito proveito disto.

Mostrar o que o leitor quer

Agora, passando para outro ponto de vista da atração da atenção: todo visitante que encontra o que estava procurando em sua página muito provavelmente irá voltar. Principalmente se a informação cedida constantemente por você o interessa em demasia.
É aí que está a importância de jogar o seu melhor conteúdo rapidamente para todos os visitantes. Muitos acabam não se importando com isto, mas ficar na inércia neste ponto, é o mesmo que desperdiçar visitantes, pois você estará recebendo algumas visitas que poderiam tornar-se fiéis, mas não o fazem porque não encontraram algo interessante. Não porque este algo não existia, mas sim porque estava escondido.
Depois de fidelizar um visitante (o que é muito importante para a manutenção de um alto índice de visitas) você pode canalizar sua atenção para outros pontos, menos importantes de suas páginas, por meio das 4 técnicas explicadas acima.
Estas são, enfim, as quatro formas principais que você pode usar para atrair a atenção de um visitante para algum ponto específico de sua página. Muitas vezes, parece que não temos controle da atenção dos visitantes que acessam nossas páginas, mas por meio do uso bem regrado destas quatro técnicas, podemos fazer milagres!

0 comentários:

Enviar um comentário