terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Qual é a melhor fonte de tráfego?


Esta pergunta tem uma resposta muito simples: a melhor fonte de tráfego são os motores de busca. Tanto em quantidade como em qualidade, não tenho qualquer dúvida. Mas nem toda a gente pensa assim…
Fico sempre espantado quando vejo alguém a menosprezar a importância dos motores de busca como fonte de tráfego para qualquer site. Se alguém te disser que é melhor ir à procura dos visitantes do que conseguir que os visitantes que procuram o teu serviço te encontrem, só pode estar louco!

Ir à procura

Ir à procura dos visitantes é possível, requer apenas trabalho e tempo. Tens que saber onde é que eles estão, e conseguir marcar a tua presença, mostrando os teus serviços e levando-os até ti. Pode ser um fórum, uma rede social, um blog com grande autoridade na matéria, um agregador de conteúdos, etc… Este tipo de esforço é contínuo, porque assim que parares de ir buscar visitantes, a torneira fecha-se.
Um exemplo fantástico de alguém que foi à procura do seu público alvo é o Sporting Apoio, com uma página no Facebook que já conta com 15.000 fãs. O webmaster foi até ao Facebook, criou a página, convidou os amigos, pediu para eles passarem a palavra e conseguiu uma legião de seguidores que acabou por levar até ao seu site. Conseguiu ter um site de sucesso em poucos meses, usando o Facebook como a sua principal fonte de tráfego.

Ser encontrado

Colocar o teu site numa posição de destaque nos motores de busca para quem procura os teus serviços é diferente. Trabalho e tempo podem não ser suficientes, porque o algoritmo dos motores de busca não é conhecido e ninguém pode garantir que vai conseguir uma determinada posição, por mais que se esforce. Há muitas variáveis conhecidas e desconhecidas, há muita competição por certos mercados e há editores humanos que podem aplicar penalizações se passares dos limites.
Quando consegues uma boa posição nos motores de busca, é claro que tens que a manter. Mas isso normalmente não implica fazer o mesmo tipo de esforço continuadamente. Depois de chegar ao topo é mais fácil de manter um lugar de destaque, desde que tenhas lá chegado usando técnicas legítimas. Tenho sites que não actualizo nem promovo há anos e que continuam a receber centenas de visitas do Google diariamente.
O facto de um visitante chegar através de um motor de busca não chega para o qualificar como melhor do que aquele que vem de um agregador de conteúdos. Quem chega ao Web Milionário porque pesquisou frases como pirata tuga ou famosas nuas não vale a mesma coisa do que quem pesquisou ganhar dinheiro ou Net Affiliation. A taxa de cliques e conversões nos anúncios que me dão dinheiro neste site será radicalmente diferente, apesar da fonte ser o mesmo motor de busca.
Portanto não basta estar presente num motor de busca, é preciso ter a página certa, na posição certa, para a pesquisa certa. Quando estes factores se combinam, as conversões acontecem! Como o número de posições destacadas é muito limitada e a concorrência pode ser feroz, nem todos conseguem ser encontrados. Daí a grande importância do SEO.

A maior fonte de tráfego

Como podes ver neste relatório da comScore, as pesquisas na internet continuam a aumentar. A nível mundial registou-se umaumento de 46% nas pesquisas entre 2008 e 2009. Além de serem visitas mais qualificadas, é também nos motores de busca que podes encontrar o maior volume de tráfego. Voltando ao caso do Sporting Apoio, apesar de ter um número impressionante de seguidores no Facebook e de ser essa a sua bandeira, hoje em dia o Google já assumiu o seu lugar natural como a maior fonte de tráfego do site.
Num site já estabelecido, com presença bem marcada noutros sites e um público fiel que retorna regularmente, os visitantes vindos dos motores de busca podem significar cerca de 50% do tráfego total. Num site pouco conhecido, onde o tipo de conteúdo não fomenta as visitas repetidas, mas que está bem posicionado nos motores de busca, esse valor pode ser superior a 90%. Esta fonte de tráfego é tão estável e tão importante, que quando um site é penalizado e deixa de receber estas visitas, o webmaster chega a sentir que lhe roubaram algo que era seu por direito.
É lógico que no início podes e deves ir à procura de tráfego em toda as fontes disponíveis. Marca a tua presença em todos os recantos da web que estejam relacionados com o teu nicho e aproveita o tráfego que te podem trazer. Mesmo numa fase mais avançada, se tiveres tempo para isso, continua a explorar todas as alternativas. Até porque isso vai acabar por se reflectir na tua reputação e nos resultados dos motores de busca.
O importante é que nunca, de maneira nenhuma, acredites que há visitantes mais produtivos e valiosos do que aqueles que foram dar ao teu site porque estavam à procura exactamente daquilo que tu tens para oferecer!

0 comentários:

Enviar um comentário