terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Portugal em três dimensões


Marco Neiva não fez nenhum "Avatar" - nem perto disso - mas criou uma empresa de produções 3D em Viana do Castelo e não lhe tem faltado trabalho.



A grande visibilidade mediática do filme "Avatar", de James Cameron, ajudou Marco Neiva, 26 anos, a dar um impulso ao seu projecto de filmes em três dimensões (3D).
"Em Portugal não existe qualquer empresa de criação de filmes 3D e esse foi um dos motivos que me levou à criação da Hypercube", explica. É licenciado em Computação Gráfica e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e criador do fórum www.estereoscopia3d.wordpress.com .
O ano passado, Marco Neiva foi convidado pela Sony para dar palestras no âmbito do projecto europeu Sony Star RoadShow. E tem estado igualmente concentrado no seu projecto 3DInGames ( http:\\www.3dingames.com ), uma iniciativa portuguesa dedicada à promoção e divulgação de tecnologia 3D na área dos videojogos.
Filme exibido em Las Vegas
Quando há dois anos viu a versão em tridimensional do filme "Bewulf", Marco Neiva, então com 24 anos, começou a sonhar com as suas próprias produções.
Dois anos e muita pesquisa depois, o jovem natural de Barcelos criou a "Hypercube - Produções Estereocópicas", a produtora que produziu e realizou o filme promocional com uma câmara handycam chamado "Viagem às maravilhas de Barcelos 3D" em alta-definição com cenário real. Este filme passou no National Association of Broadcasters Show, um dos maiores eventos do audiovisual do mundo, em Las Vegas, Estados Unidos.

0 comentários:

Enviar um comentário