quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NASA lança sonda para estudar o Sol


«Solar Dynamics Observatory» será essencial para a compreensão do impacto do Sol na Terra


A NASA vai lançar para o espaço uma sonda que irá estudar de forma aprofundada o comportamento do Sol. Chama-se «Solar Dynamics Observatory» (SDO) e tem descolagem prevista para dia 9 de Fevereiro. O SDO é uma das maiores sondas alguma vez postas em órbita. Os seus painéis solares, com uma área de 6,6 metros quadrados, vão providenciar toda a energia que esta necessita. Os seus telescópios estão equipados com filtros especiais que registarão continuamente imagens do Sol com uma resolução dez vezes maior do que uma televisão de alta definição. A sonda pesa 3100 quilogramas.


A SDO é a primeira missão do programa da NASA intitulado «Living with a Star». Este programa foi concebido para compreender as causas das variações solares e o seu impacto no planeta Terra.

A sonda foi construída com o objectivo de gerar conhecimento acerca da influência do Sol no nosso planeta e no espaço circundante através do estudo da atmosfera solar em pequena escala de espaço e tempo e em vários comprimentos de onda, simultaneamente.

Duas das principais questões a que se vai tentar dar resposta são como é que o campo magnético do sol e gerado e estruturado e como essa energia magnética acumulada é convertida e libertada para a heliosfera e o geoespaço em forma de ventos solares, partículas de energia e variações na radiação.

Ao estudar-se a forma como a actividade solar se cria vai perceber-se também como o clima espacial surge. A SDO vai fazer medições do interior do Sol, do seu campo magnético, do plasma quente da coroa solar e da radiação que cria a ionosfera dos planetas.

O lançamento está previsto para o dia 9 de Fevereiro, às 15h36 (hora de Lisboa). Será na Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral (Flórida) que a SDO vai deixar a Terra a caminho do Sol. O lançamento poderá ser visto em directo online através da NASA TV.

0 comentários:

Enviar um comentário