Franquia virtual, e-franquia ou E-franchising (inglês) - um modelo inovador de franquia de lojas virtuais
Neste modelo, a grande diferença é a desburocratização dos processos. A estrutura de atendimento ao cliente, tecnologia da informação, P&D de produto, stocks, cobrança, entrega do pedido são providas pela franquiadora.
Assim, o franqueado tem apenas uma preocupação: Conquistar clientes para sua loja.
Um grande benefício deste modelo de negócio é o baixo investimento inicial. Em alguns caso, um investimento de R$ 3,5 mil é possível iniciar com uma loja pronta, e o retorno financeiro (ROI) pode ser imediato, variando de seis e doze meses.
Uma outra grandes vantagem neste modelo de negócio é que o franquiado fica isenção de taxas de royalties e publicidade.
O processo de compra deste modelo de negócio funciona da seguinte forma: um cliente efetua uma compra em uma loja de uma afiliado (franquiado), a franquia central gera um pedido que é automaticamente cadastrado no sistema central, este pedido é monitorado desde o pedido até a entrega do mesmo, e ainda a encomenda pode ser monitorada pelo usuário utilizando a página disponível na loja virtual do franqueado.
A regra neste modelo de negóicios é, desburocratizar e criar estrutura para os franquiados gerar negócios. Pois aqui vale a regra: quanto mais, melhor.
0 comentários:
Enviar um comentário