sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Chegou a electricidade Wireless


Leis da Física aplicadas à energia eléctrica


A lâmpada acende quando a energia flui (amarelo), <br> induzida pelo campo magnético (azul)
A lâmpada acende quando a energia flui (amarelo),
induzida pelo campo magnético (azul)
O fim dos cabos está cada vez mais próximo. Primeiro, chegaram o telefone e a internet sem fios e agora o televisor e não só. Uma inovadora tecnologia foi criada pela WiTricity Corporation e depende de uma teoria experimental desenvolvida em torno do método de transferência de energia por electricidade wireless. Entretanto, uma empresa chinesa já aposta em equipamentos que dependam deste novo engenho.


A WiTricity Corporation foi fundada em 2007 para comercializar esta nova tecnologia, inventada dois anos antes no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O método inovador – em que campos magnéticos de dois dispositivos adequadamente projectados com frequências de ressonância podem ser combinadas num único campo magnético contínuo – foi validado em 2007 por uma equipa de físicos, liderada por Marin Soljačić, investigador do Laboratório de Electrónica do MIT.

O fenómeno possibilita a troca de energia de um dispositivo para outro com grande eficiência e a uma determinada distância. A transferência é feita via magnetismo e evita potenciais perigos a nível de segurança e ineficiências frequentemente associadas à energia electromagnética.

A equipa de Soljačić fez uma demonstração de transferência sem fio e verificou-se que é possível iluminar uma lâmpada de 60 watt a partir de uma fonte de energia localizada a mais de dois metros de distância. O resultado deste estudo foi publicado na Science, um ano depois.

0 comentários:

Enviar um comentário