sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Reservar um cantinho no céu por 130 mil euros


Nave espacial comercial da Virgin Galactic descolará a partir de 2011


Richard Branson e a sua mãe (Foto: Mark Greenberg)
Richard Branson e a sua mãe (Foto: Mark Greenberg)
O deserto californiano de Mojave foi o local escolhido para dar início ao primeiro voo da nave espacial comercial da Virgin Galactic. A empresa do milionário Richard Branson proporcionará um passeio até às estrelas, que pode rondar os 130 mil euros, a uns quantos excêntricos. A SpaceShipTwo foi apresentada no Mojave Spaceport, na Califórnia, EUA.

Apesar do valor exorbitante, já pelo menos 300 passageiros quiseram assegurar o seu lugar na Space Ship Two (SS2) e um deles foi o empresário português Mário Ferreira, que já tem efectuado testes de gravidade zero desde o início do ano.

A nave desenhada pelo engenheiro aeroespacial Burt Rutan – o primeiro a pôr em órbita uma nave desenhada para uma empresa privada –, só fará a sua primeira viagem a partir de 2011-2012. Os voos experimentais já estão marcados para daqui por uns meses, mas o projecto continua a ser secretamente desenvolvido no deserto californiano.

A ida não levará mais de duas horas e meia, desde a base até ao exterior e o regresso, incluindo os cinco minutos de gravidade zero e o protótipo, do tamanho de um jacto privado tem capacidade para transportar seis passageiros e dois pilotos. No ano passado, Branson já tinha apresentado a VMS Eve (WhiteKnightTwo) - nave que tem o nome da sua mãe e que levará a SS2 até que atinja uma altura suficiente (15 mil metros) para poder descolar.

A pista de aterragem e de descolagem estará situada em uma base que ainda está a ser construída, no Novo México.

0 comentários:

Enviar um comentário