Fenómeno proporciona um espectáculo «único»
Imagem da Nasa mostra o iceberg B17B a flutuar a sudoeste da costa australiana |
De acordo com o cientista australiano Neal Young, da Divisão Antárctica Australiana e do Centro de Investigação Cooperativa de Ecossistemas e Clima Antárctico, trata-se de um fenómeno "muito raro e pouco usual", que poderá demorar muito tempo até repetir-se, pelo que proporciona uma visão que "se pode ver uma única vez na vida".
Os especialistas, que baptizaram o glaciar de B17B, divulgaram que o bloco de gelo possui 19 quilómetros de largura e oito de comprimento, dimensões que o transformam num dos maiores jamais avistados na Austrália.
Este bloco de gelo, com quase duas vezes o tamanho da ilha de Hong Kong, desprendeu-se de um icebergue com o triplo do seu tamanho, em 2000. Nos últimos cinco anos, o bloco permaneceu imóvel devido às correntes oceânicas daquela zona. Young, tal como outros cientistas, estão convictos de que o B17B irá apresentar rachas e fendas, como consequência do trajecto que irá percorrer junto ao litoral australiano.
Neal Young localizou o bloco de gelo a 1700 quilómetros da Austrália através de imagens de satélite, e segundo o próprio, um icebergue com estas dimensões já não era visto nesta área desde o século XIX, altura em que se iniciou a rota comercial marítima que ligava a Grã-Bretanha àquele país.
Esta descoberta aconteceu depois da localização de dois icebergues mais a leste, na ilha australiana de Macquarie, seguidos de mais de 100 pedaços de gelo menores que seguem em direcção à Nova Zelândia.
0 comentários:
Enviar um comentário