sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Empresa de filmes 3D em Portugal


Jovem de Barcelos cria projecto inédito no país

Um jovem de Barcelos prepara-se para abrir uma empresa de produção de filmes em três dimensões (3D), inédita em Portugal, um dos projectos premiados nas anteriores edições do Poliempreende, concurso nacional de empreendedorismo dos Politécnicos portugueses.

"Em Portugal, não existe qualquer empresa de criação de filmes 3D e foi isso que me incentivou a apostar neste projecto", garantiu Marco Neiva, 24 anos, natural de Barcelos e licenciado em Computação Gráfica e Multimédia, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Marco Neiva candidatou o seu projecto ao Poliempreende e foi o vencedor regional da anterior edição, tendo sido contemplado com um incentivo financeiro de 2000 euros e com toda uma série de ajudas para criar o seu plano de negócios.

O Poliempreende é um concurso nacional de empreendedorismo promovido pelas instituições de ensino superior politécnico de Portugal, orientado para alunos, antigos alunos, docentes e comunidade, que visa o desenvolvimento de ideias inovadoras e posterior criação de empresas.

Abertura em Janeiro


Já fez o primeiro filme em 3D, de 15 minutos
Já fez o primeiro filme em 3D, de 15 minutos
"Em Janeiro, conto ter a minha empresa aberta",
referiu Marco Neiva, que vai ter como sócio um antigo colega do mesmo curso. Já fez um primeiro filme em 3D, de 15 minutos, com as "Maravilhas de Barcelos", que, garante, já foi exibido a nível internacional e que teve uma excelente aceitação por parte do público".

O Poliempreende arrancou em 2003, tendo até hoje apadrinhado a criação de 22 empresas e o registo de 10 patentes. Em fase de criação estão mais 36 empresas.

Na edição de 2008, foram apresentados a concurso 170 projectos, com a assinatura de 532 alunos e 33 docentes dos vários Politécnicos do País, de que resultaram 36 novas empresas. Ontem foi lançada, em Viana do Castelo, a nona edição do Poliempreende, podendo as propostas de ser apresentadas até Março. 

0 comentários:

Enviar um comentário