quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Casa do tempo de Jesus encontrada em Nazaré


Pela primeira vez uma escavação arqueológica revela habitação desse período



Yardenna Alexandre dirige os trabalhos
Yardenna Alexandre dirige os trabalhos
Mesmo na semana em que se comemora o Natal, arqueólogos israelitas descobriram uma casa em Nazaré da época em que terá vivido Jesus. A Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI), que conduz a escavação, anunciou a descoberta afirmando em comunicado que o achado pode “trazer novas informações sobre o modo de vida na época de Jesus”.





Os restos foram descobertos perto da Igreja da Anunciação, no coração de Nazaré, onde os cristãos acreditam que Jesus passou sua infância.

Esta é a primeira vez que uma escavação revela uma habitação datada do início do período romano naquela zona. A escavação estava a ser realizada para a posterior construção de um centro religioso da Associação Maria de Nazaré.

Escavação ao lado da Igreja da Anunciação <br> [foto: Assaf Peretz, AAI]
Escavação ao lado da Igreja da Anunciação
[foto: Assaf Peretz, AAI]
O edifício encontrado é pequeno e modesto, muito parecido com as outras habitações desse mesmo período, explica a arqueóloga Yardenna Alexandre, directora da escavação. Até agora já tinham sido encontrados alguns túmulos dessa época, mas restos de povoados desse período são inéditos.

A casa tem dois quartos e um pátio, onde existe uma cisterna para a água da chuva. Alguns artefactos foram também descobertos dentro da casa, principalmente fragmentos de vasos em cerâmica.

Em 1969 a Igreja da Anunciação foi construída no sítio identificado pelos católicos como o local onde morava Maria. Foi construída em cima de três igrejas anteriores, a mais antiga das quais do período bizantino (século IV). No meio dessas igrejas existe uma cave que, segundo uma crença antiga, teria sido a casa da família de Jesus.

0 comentários:

Enviar um comentário