segunda-feira, 19 de julho de 2010

ZenithOptimedia revê em alta previsões para o investimento publicitário global

publicidade_online_up_p.jpg
O investimento publicitário global deverá crescer 3,5% em 2010, afirma a ZenithOptimedia após ter revisto as suas previsões para o mercado publicitário para este ano, que inicialmente apontavam para uma subida de 2,2%.

De acordo com a agência, na Europa Ocidental o investimento publicitário deverá rondar os 79 milhões de euros (102,090 milhões de dólares), um crescimento de 2,2% contra uma previsão inicial de 0,4%. De registar, que nesta região, o único mercado que segundo a ZenithOptimedia não irá crescer será o da Espanha, que deverá ver o investimento publicitário decrescer para -0,7%.

Segundo as mesmas previsões, o investimento publicitário no mercado norte-americano irá crescer 2,8% (na última previsão a agência apontava para uma subida de 1,5%). Já no Japão o investimento publicitário deverá subir 5,8% em 2010.

Segundo publica o Brand Republic, a ZenithOptimedia prevê que, no total, a subida do investimento publicitário nos mercados desenvolvidos (América do Norte, Europa Ocidental e Japão) represente 1,3%, ao lado do crescimento de 8,6% dos restantes mercados em 2010. Já em 2011, a agência prevê que esta disparidade seja mais atenuada, ainda que o crescimento nos mercados desenvolvidos continue a ser mais modesto do que nos mercados em desenvolvimento, sendo que no próximo ano os mercados desenvolvidos deverão registar subidas na ordem dos 2,4% (e 2,9% em 2012), enquanto nos mercados em desenvolvimento o investimento publicitário crescerá 9,1% (e 9,8% em 2012). A agência prevê assim que sejam os mercados em desenvolvimento os responsáveis pela maior parte do investimento publicitário global nos próximos anos.

Quanto a previsões para a Europa Central e de Leste, a ZentithOptimedia aponta que em mercados como Belarus, Bósnia Herzegovina, Rússia, Sérvia, Eslovénia, Turquia e Ucrânia – que mostram sinais de recuperação – o crescimento publicitário deverá crescer entre 11% e 26% em 2010, enquanto nos mercados da Bulgária, Estónia, Grécia, Hungria e Letónia esse crescimento deverá diminuir entre 3% e 16%.

De acordo com as previsões da ZenithOptimedia, a Grécia será o país desta região com maior declínio no investimento publicitário, caindo 13,9% em 2010, 7,0% em 2011 e 0,3% em 2012. Segundo a agência, todos os outros mercados da Europa de Leste deverão voltar a registar subidas no investimento publicitário.

0 comentários:

Enviar um comentário