Portugal parece ter acordado para os ambientes móveis. Não estamos aqui a falar de terminais, mas sim de aplicações. Aos poucos, a compra de soluções móveis capazes de optimizar um negócio, seja ele pequeno ou de grandes dimensões, ou simplesmente de pequenas aplicações que funcionem como ferramentas produtivas de trabalho, é cada vez mais vista como uma boa opção. No espaço reservado ao consumidor final estamos a assistir a um “boom” das lojas de aplicações, sejam elas “privadas”, como a da Apple, ou mais personalizadas, como aquelas que possuem os operadores de telecomunicações.
No mercado empresarial, o recurso a ferramentas móveis não é uma novidade, mas esta é uma área que tem conquistado a atenção e o reconhecimento por parte de quem tem uma palavra a dizer no que aos investimentos diz respeito, e é vista agora como portadora de um potencial de crescimento muito grande. A PCGuia foi espreitar algumas das soluções disponíveis em Portugal.
No mercado empresarial, o recurso a ferramentas móveis não é uma novidade, mas esta é uma área que tem conquistado a atenção e o reconhecimento por parte de quem tem uma palavra a dizer no que aos investimentos diz respeito, e é vista agora como portadora de um potencial de crescimento muito grande. A PCGuia foi espreitar algumas das soluções disponíveis em Portugal.
|
MOVING 2U
A M2uSales, uma solução de sales force automation para processos de pré e auto-venda, e a M2uFieldServices, uma aplicação móvel para assistência técnica, foram as ofertas que mereceram destaque por parte da Moving 2U. Orientadas paras sectores distintos, como o da distribuição (alimentar, equipamentos, tintas, acessórios, decoração), agroquímica, da assistência técnica a equipamentos, e a área de materiais de construção, estas soluções apresentam como argumento, segundo o director executivo da empresa, Marco Rangel, uma flexibilidade de parametrizações possíveis. Justificando, este responsável explicou que está garantida a integração com os principais ERP do mercado (SAP B1, Primavera, PHC, BaaN, Eticadata, Gexor, Gia, entre outros), sendo que é a solução móvel que se adapta à estrutura de dados do ERP. «A integração de dados é feita recorrendo às API de cada ERP, seguindo as boas práticas de integração de dados», reforçou. Garantida está também a capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados. O modelo de sincronização de dados tem por base o SQL Merge Replication e a plataforma tecnológica está criada sobre VisualStudio2008 e Compact Framework 3.5.
Marco Rangel quis ainda destacar o facto de a solução ser compatível com os mais recentes PDA, (WindowsMobile 6.x), portadores de distintas resoluções e orientações de ecrã. O preço destas ofertas depende das configurações e o licenciamento baseia-se no número de utilizadores PDA.
Em termos estratégicos, a Moving2U pretende continuar a sua aproximação aos principais Moving 2U players do mercado, de que é exemplo a parceria ISV (Independent Software Vendor) com a Motorola EMB. Aumentar e consolidar a sua rede de parceiros implementadores consta ainda dos planos desta companhia, que estabeleceu um acordo com a Primavera BSS, o qual prevê a disponibilização de algumas destas soluções aos seus clientes com a marca e customização Primavera, através de acordo OEM.
«Enquadrado nesta estratégia está naturalmente o processo de internacionalização da Moving2U. Algumas das soluções já foram desenvolvidas de forma a suportar localização estando já em curso as primeiras implementações», avançou. Sem querer desvendar lançamentos futuros, Marco Rangel, o director executivom, avançou apenas que ao portfolio actual serão adicionadas mais soluções com diversas aplicações na área da logística interna.
YDREAMS
Sempre intimamente ligada às mais recentes tecnologias, a YDreams possui uma série de soluções móveis no mercado nacional, no entanto, à PCGuia esta empresa sublinhou a importância de duas: James, um serviço de Concierge Digital para iPhone e iPod Touch, e o Guia Turístico Multimédia (GTM), que tem por base um leque soluções para percursos exteriores. Criado em parceria com a Green Vision Media (GVM), uma empresa canadiana de soluções multimédia para publicidade, marketing e turismo, o James é uma aplicação móvel que fornece informação dinâmica sobre todos os serviços de um hotel, funciona como um guia prático para explorar uma cidade ou região, permite tirar fotografias e enviar postais digitais, entre outras opções.
O serviço está actualmente disponível no mercado norte-americano, e é vendido pela GVM directamente a hotéis e cadeias hoteleiras, que oferecem o serviço e um iPhone ou iPod Touch aos seus hóspedes (caso não tenham um) para usarem gratuitamente durante a sua estadia. O GTM é, na sua essência, um guia turístico multimédia que apresenta de forma interactiva e intuitiva informação relativa a rotas turísticas e percursos pedestres em locais como parques naturais, aldeias ou centros históricos de cidades. Uma das mais-valias apontadas pela YDreams incide sobre o facto de esta aplicação permitir directamente ao turista aprofundar o conhecimento acerca de um determinado local, consoante o interesse pelo que está a explorar. Apesar de muito recente, este produto já originou um feedback muito positivo. Existem para já dois locais “cobertos” pelo GTM: a Aldeia de Monsanto e o Parque das Portas do Sol, em Santarém. No primeiro caso, o sistema apresenta 24 pontos de interesse aos visitantes da aldeia, que em vez de interpretarem os mapas, apenas têm de circular pelas ruas e deixar que o Guia Turístico Multimédia faça o resto. No caso do segundo ponto turístico, o visitante terá acesso à exploração georreferenciada de elementos que podem ser encontrados no jardim e no seu entorno mais próximo.
A YDreams prepara-se agora para levar o GTM para os mercados português e espanhol. Quanto ao James, a YDreams e a GVM acordaram unir esforços e recursos para acelerar o desenvolvimento de novas versões e funcionalidades da aplicação móvel, numa primeira fase no mercado norte-americano, e depois a nível global.
A M2uSales, uma solução de sales force automation para processos de pré e auto-venda, e a M2uFieldServices, uma aplicação móvel para assistência técnica, foram as ofertas que mereceram destaque por parte da Moving 2U. Orientadas paras sectores distintos, como o da distribuição (alimentar, equipamentos, tintas, acessórios, decoração), agroquímica, da assistência técnica a equipamentos, e a área de materiais de construção, estas soluções apresentam como argumento, segundo o director executivo da empresa, Marco Rangel, uma flexibilidade de parametrizações possíveis. Justificando, este responsável explicou que está garantida a integração com os principais ERP do mercado (SAP B1, Primavera, PHC, BaaN, Eticadata, Gexor, Gia, entre outros), sendo que é a solução móvel que se adapta à estrutura de dados do ERP. «A integração de dados é feita recorrendo às API de cada ERP, seguindo as boas práticas de integração de dados», reforçou. Garantida está também a capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados. O modelo de sincronização de dados tem por base o SQL Merge Replication e a plataforma tecnológica está criada sobre VisualStudio2008 e Compact Framework 3.5.
Marco Rangel quis ainda destacar o facto de a solução ser compatível com os mais recentes PDA, (WindowsMobile 6.x), portadores de distintas resoluções e orientações de ecrã. O preço destas ofertas depende das configurações e o licenciamento baseia-se no número de utilizadores PDA.
Em termos estratégicos, a Moving2U pretende continuar a sua aproximação aos principais Moving 2U players do mercado, de que é exemplo a parceria ISV (Independent Software Vendor) com a Motorola EMB. Aumentar e consolidar a sua rede de parceiros implementadores consta ainda dos planos desta companhia, que estabeleceu um acordo com a Primavera BSS, o qual prevê a disponibilização de algumas destas soluções aos seus clientes com a marca e customização Primavera, através de acordo OEM.
«Enquadrado nesta estratégia está naturalmente o processo de internacionalização da Moving2U. Algumas das soluções já foram desenvolvidas de forma a suportar localização estando já em curso as primeiras implementações», avançou. Sem querer desvendar lançamentos futuros, Marco Rangel, o director executivom, avançou apenas que ao portfolio actual serão adicionadas mais soluções com diversas aplicações na área da logística interna.
YDREAMS
Sempre intimamente ligada às mais recentes tecnologias, a YDreams possui uma série de soluções móveis no mercado nacional, no entanto, à PCGuia esta empresa sublinhou a importância de duas: James, um serviço de Concierge Digital para iPhone e iPod Touch, e o Guia Turístico Multimédia (GTM), que tem por base um leque soluções para percursos exteriores. Criado em parceria com a Green Vision Media (GVM), uma empresa canadiana de soluções multimédia para publicidade, marketing e turismo, o James é uma aplicação móvel que fornece informação dinâmica sobre todos os serviços de um hotel, funciona como um guia prático para explorar uma cidade ou região, permite tirar fotografias e enviar postais digitais, entre outras opções.
O serviço está actualmente disponível no mercado norte-americano, e é vendido pela GVM directamente a hotéis e cadeias hoteleiras, que oferecem o serviço e um iPhone ou iPod Touch aos seus hóspedes (caso não tenham um) para usarem gratuitamente durante a sua estadia. O GTM é, na sua essência, um guia turístico multimédia que apresenta de forma interactiva e intuitiva informação relativa a rotas turísticas e percursos pedestres em locais como parques naturais, aldeias ou centros históricos de cidades. Uma das mais-valias apontadas pela YDreams incide sobre o facto de esta aplicação permitir directamente ao turista aprofundar o conhecimento acerca de um determinado local, consoante o interesse pelo que está a explorar. Apesar de muito recente, este produto já originou um feedback muito positivo. Existem para já dois locais “cobertos” pelo GTM: a Aldeia de Monsanto e o Parque das Portas do Sol, em Santarém. No primeiro caso, o sistema apresenta 24 pontos de interesse aos visitantes da aldeia, que em vez de interpretarem os mapas, apenas têm de circular pelas ruas e deixar que o Guia Turístico Multimédia faça o resto. No caso do segundo ponto turístico, o visitante terá acesso à exploração georreferenciada de elementos que podem ser encontrados no jardim e no seu entorno mais próximo.
A YDreams prepara-se agora para levar o GTM para os mercados português e espanhol. Quanto ao James, a YDreams e a GVM acordaram unir esforços e recursos para acelerar o desenvolvimento de novas versões e funcionalidades da aplicação móvel, numa primeira fase no mercado norte-americano, e depois a nível global.
NO MERCADO EMPRESARIAL, O RECURSO A FERRAMENTAS MÓVEIS NÃO É UMA NOVIDADE, MAS TEM CONQUISTADO A ATENÇÃO | ||
|
RURALBIT
A trabalhar para um sector tido como bastante tradicional, a Ruralbit desenvolveu uma aplicação móvel para o sector agrícola, nomeadamente para a exploração bovina, que permite a recolha de dados no campo junto aos animais, assegurando posteriormente a sincronização de todos os dados com a solução existente no PC, e a consulta de informação da base de dados, substituindo desta forma as folhas de campo tradicionais.
O responsável da empresa, Manuel Silveira, reconhece que os poucos conhecimentos informáticos dos clientes deste tipo de negócio, e o facto de o trabalho implicar o uso de dispositivos móveis ao ar livre, num ambiente sujeito às variações climáticas são dois entraves à adopção deste tipo de tecnologias por parte deste sector. No entanto, a companhia está a preparar este ano o acesso móvel a algumas das aplicações que disponibiliza actualmente, como a Gestão de Livros Genealógicos, a Gestão de Explorações Pecuárias, e a Gestão de laboratórios.
«Queremos que os aparelhos móveis acedam às aplicações através do browser, para que não exista a necessidade de instalação de uma aplicação no aparelho, aumentando a compatibilidade entre as nossas aplicações e os diferentes sistemas operativos actualmente existentes no mercado móvel», explicou Manuel Silveira. A solução móvel e a solução desktop estão disponíveis por 1020 euros.
A trabalhar para um sector tido como bastante tradicional, a Ruralbit desenvolveu uma aplicação móvel para o sector agrícola, nomeadamente para a exploração bovina, que permite a recolha de dados no campo junto aos animais, assegurando posteriormente a sincronização de todos os dados com a solução existente no PC, e a consulta de informação da base de dados, substituindo desta forma as folhas de campo tradicionais.
O responsável da empresa, Manuel Silveira, reconhece que os poucos conhecimentos informáticos dos clientes deste tipo de negócio, e o facto de o trabalho implicar o uso de dispositivos móveis ao ar livre, num ambiente sujeito às variações climáticas são dois entraves à adopção deste tipo de tecnologias por parte deste sector. No entanto, a companhia está a preparar este ano o acesso móvel a algumas das aplicações que disponibiliza actualmente, como a Gestão de Livros Genealógicos, a Gestão de Explorações Pecuárias, e a Gestão de laboratórios.
«Queremos que os aparelhos móveis acedam às aplicações através do browser, para que não exista a necessidade de instalação de uma aplicação no aparelho, aumentando a compatibilidade entre as nossas aplicações e os diferentes sistemas operativos actualmente existentes no mercado móvel», explicou Manuel Silveira. A solução móvel e a solução desktop estão disponíveis por 1020 euros.
O TELEMULTIBANCO PERMITE EFECTUAR OPERAÇÕES BANCÁRIAS (MULTIBANCO) ATRAVÉS DO TELEFONE | |
|
WIT
A trabalhar no desenvolvimento de aplicações móveis desde 2002, a Wit Software apresenta actualmente ofertas para diferentes plataformas, como Symbian, Java (J2ME), Windows Mobile, Apple iPhone e Google Android. A pedido da PCGuia a companhia destacou duas ofertas: o LiveTV e o TeleMultibanco, ambas lançadas em Portugal pela Vodafone.
A primeira aplicação permite ver televisão em tempo real no telemóvel. Suporta a listagem dos canais de televisão disponíveis, a sua visualização, a programação de cada canal e a gestão das subscrições do mesmo. Está disponível nas versões J2ME e iPhone, mas o acesso pode também ser feito por WAP, ou através de telefones que suportem mobile widgets. Para além do lançamento em Portugal, a companhia está a avançar com a versão para iPhone no mercado dos Estados Unidos da América. O TeleMultibanco permite efectuar operações bancárias (Multibanco) através do telefone, como consultar o saldo e movimentos de diversas contas bancárias, executar transferências, pagar serviços, carregar o telemóvel, entre outros. Está disponível para as plataformas J2ME, Symbian, Windows Mobile, BlackBerry e iPhone. Segundo indicou Pedro Pereira, CTO & director of Telco Unit Wit Software, a empresa está actualmente a desenvolver uma aplicação no âmbito dos produtos WIT Communication Suite com o objectivo de enriquecer as comunicações móveis e potenciar a sua integração com as redes sociais existentes na Internet. «Tendo sempre em mente a usabilidade e utilidade das aplicações que desenvolvemos, esta aplicação irá permitir fazer chat com diversas comunidades, gerir a lista de contactos, transferir ficheiros, transmitir vídeo e iniciar chamadas ou mensagens», avançou o CTO. Estrategicamente, a WIT Software aposta em manter cerca de 25% dos seus recursos humanos em actividades de I&D.
TRUEWIND
A True Mobile, da TrueWind, visa potenciar a mobilidade das equipas de trabalho para que possam actuar no exterior a partir de um PDA ou netbook, tal como se estivessem no escritório: consultando, registando, actualizando e sincronizando a informação dos clientes de forma fácil, rápida e fiável.
O software desta solução encontra-se préinstalado no servidor virtual True Mobile, que centraliza e distribui todas as configurações e pacotes de instalação para os terminais, descarrega automaticamente versões actualizadas pela Internet e permite a consulta das rotas seguidas pelos terminais no Google Maps com indicação visual dos clientes visitados. Existem cinco módulos disponíveis: autovenda, que permite aos comerciais a venda dos produtos que transportam na viatura, pré-venda, que possibilita aos comerciais o registo de encomendas junto dos seus clientes, e CRM, que facilita aos comercias a gestão da carteira de contactos e da agenda de visitas a contactos e clientes. O módulo de recebimentos possibilita aos comercias consultar e receber a contacorrente em aberto junto do cliente, depositar os valores recebidos e imprimir o resumo do dia. Já o módulo de dossiers internos permite às equipas no exterior aceder e usar dossiers internos. O True Mobile pode ser adquirido através da rede da Truewind, que está neste momento a ser alargada, com procura de novos parceiros em Portugal e noutros mercados, como o angolano. Para este ano, a companhia está a desenvolver um novo produto de mobilidade direccionado ao sector da logística que será lançado no primeiro semestre. Os clientes actuais da Truewind estão essencialmente nos sectores da distribuição, transportes, logística, serviços e ambiente.
I2 MOBILE
A i2Rent e a i2Construction foram as duas soluções móveis apontadas pela I2Mobile como estratégicas. Orientadas para targets bastante distintos – empresas de aluguer de equipamentos, e empresas de construção civil e obras públicas, respectivamente –, Pedro Carvalho, CEO da empresa, apresenta como clientes de referência a Volvo Rents, a GAM e a Oliveiras SA.
O i2Rent é um software de gestão da actividade comercial e de contacto com clientes desenhado especificamente para o sector do aluguer de equipamentos. Permite consultar e reservar equipamentos em tempo real pelos vendedores, emitir notificações automáticas por e-mail e SMS para tarefas como reservas, pedido de crédito, actividades e tarefas, sempre em integração com outros sistemas, como o de facturação e CRM. Em termos de BackOffice, permite processar pedidos de reserva e propostas comerciais de forma mais rápida.
O i2Construction é um software de registo diário para a construção civil e obras públicas, acessível pelo telemóvel e pela Internet. Permite gerir recursos humanos, equipamento, máquinas e gastos tidos em cada obra, facilitando o processamento de salários, controlo de presenças, assiduidade, controlo de ritmos de trabalho, de produção, de gastos com combustíveis, quilómetros feitos pelos veículos e horas trabalhadas pelas máquinas.
Ambas as soluções possuem custos calculados consoante o processo de implementação, no entanto, os preços podem ir desde os 35 euros por mês, no caso da primeira aplicação, e desde os 40 euros mensais, no caso da segunda. Este ano, vão também ser lançados o Terminal Operating System (TOS) e o Mobile Web Engine. A primeira solução assenta sobre um sistema de gestão operacional para terminais de contentores e permite optimizar a operação de um terminal, aumentando a capacidade de resposta e reduzindo custos. O Mobile Web Engine é uma plataforma de desenvolvimento de mobile websites, direccionada para o sector de marketing e publicidade, que vai apostar na simplificação de todo o processo de criação de sites para dispositivos móveis.
Pedro Carvalho fez saber que, para além do objectivo de consolidação dos produtos no mercado português, está nos planos da empresa uma aposta no mercado internacional, nomeadamente, com as soluções i2Rent e TOS.
A trabalhar no desenvolvimento de aplicações móveis desde 2002, a Wit Software apresenta actualmente ofertas para diferentes plataformas, como Symbian, Java (J2ME), Windows Mobile, Apple iPhone e Google Android. A pedido da PCGuia a companhia destacou duas ofertas: o LiveTV e o TeleMultibanco, ambas lançadas em Portugal pela Vodafone.
A primeira aplicação permite ver televisão em tempo real no telemóvel. Suporta a listagem dos canais de televisão disponíveis, a sua visualização, a programação de cada canal e a gestão das subscrições do mesmo. Está disponível nas versões J2ME e iPhone, mas o acesso pode também ser feito por WAP, ou através de telefones que suportem mobile widgets. Para além do lançamento em Portugal, a companhia está a avançar com a versão para iPhone no mercado dos Estados Unidos da América. O TeleMultibanco permite efectuar operações bancárias (Multibanco) através do telefone, como consultar o saldo e movimentos de diversas contas bancárias, executar transferências, pagar serviços, carregar o telemóvel, entre outros. Está disponível para as plataformas J2ME, Symbian, Windows Mobile, BlackBerry e iPhone. Segundo indicou Pedro Pereira, CTO & director of Telco Unit Wit Software, a empresa está actualmente a desenvolver uma aplicação no âmbito dos produtos WIT Communication Suite com o objectivo de enriquecer as comunicações móveis e potenciar a sua integração com as redes sociais existentes na Internet. «Tendo sempre em mente a usabilidade e utilidade das aplicações que desenvolvemos, esta aplicação irá permitir fazer chat com diversas comunidades, gerir a lista de contactos, transferir ficheiros, transmitir vídeo e iniciar chamadas ou mensagens», avançou o CTO. Estrategicamente, a WIT Software aposta em manter cerca de 25% dos seus recursos humanos em actividades de I&D.
TRUEWIND
A True Mobile, da TrueWind, visa potenciar a mobilidade das equipas de trabalho para que possam actuar no exterior a partir de um PDA ou netbook, tal como se estivessem no escritório: consultando, registando, actualizando e sincronizando a informação dos clientes de forma fácil, rápida e fiável.
O software desta solução encontra-se préinstalado no servidor virtual True Mobile, que centraliza e distribui todas as configurações e pacotes de instalação para os terminais, descarrega automaticamente versões actualizadas pela Internet e permite a consulta das rotas seguidas pelos terminais no Google Maps com indicação visual dos clientes visitados. Existem cinco módulos disponíveis: autovenda, que permite aos comerciais a venda dos produtos que transportam na viatura, pré-venda, que possibilita aos comerciais o registo de encomendas junto dos seus clientes, e CRM, que facilita aos comercias a gestão da carteira de contactos e da agenda de visitas a contactos e clientes. O módulo de recebimentos possibilita aos comercias consultar e receber a contacorrente em aberto junto do cliente, depositar os valores recebidos e imprimir o resumo do dia. Já o módulo de dossiers internos permite às equipas no exterior aceder e usar dossiers internos. O True Mobile pode ser adquirido através da rede da Truewind, que está neste momento a ser alargada, com procura de novos parceiros em Portugal e noutros mercados, como o angolano. Para este ano, a companhia está a desenvolver um novo produto de mobilidade direccionado ao sector da logística que será lançado no primeiro semestre. Os clientes actuais da Truewind estão essencialmente nos sectores da distribuição, transportes, logística, serviços e ambiente.
I2 MOBILE
A i2Rent e a i2Construction foram as duas soluções móveis apontadas pela I2Mobile como estratégicas. Orientadas para targets bastante distintos – empresas de aluguer de equipamentos, e empresas de construção civil e obras públicas, respectivamente –, Pedro Carvalho, CEO da empresa, apresenta como clientes de referência a Volvo Rents, a GAM e a Oliveiras SA.
O i2Rent é um software de gestão da actividade comercial e de contacto com clientes desenhado especificamente para o sector do aluguer de equipamentos. Permite consultar e reservar equipamentos em tempo real pelos vendedores, emitir notificações automáticas por e-mail e SMS para tarefas como reservas, pedido de crédito, actividades e tarefas, sempre em integração com outros sistemas, como o de facturação e CRM. Em termos de BackOffice, permite processar pedidos de reserva e propostas comerciais de forma mais rápida.
O i2Construction é um software de registo diário para a construção civil e obras públicas, acessível pelo telemóvel e pela Internet. Permite gerir recursos humanos, equipamento, máquinas e gastos tidos em cada obra, facilitando o processamento de salários, controlo de presenças, assiduidade, controlo de ritmos de trabalho, de produção, de gastos com combustíveis, quilómetros feitos pelos veículos e horas trabalhadas pelas máquinas.
Ambas as soluções possuem custos calculados consoante o processo de implementação, no entanto, os preços podem ir desde os 35 euros por mês, no caso da primeira aplicação, e desde os 40 euros mensais, no caso da segunda. Este ano, vão também ser lançados o Terminal Operating System (TOS) e o Mobile Web Engine. A primeira solução assenta sobre um sistema de gestão operacional para terminais de contentores e permite optimizar a operação de um terminal, aumentando a capacidade de resposta e reduzindo custos. O Mobile Web Engine é uma plataforma de desenvolvimento de mobile websites, direccionada para o sector de marketing e publicidade, que vai apostar na simplificação de todo o processo de criação de sites para dispositivos móveis.
Pedro Carvalho fez saber que, para além do objectivo de consolidação dos produtos no mercado português, está nos planos da empresa uma aposta no mercado internacional, nomeadamente, com as soluções i2Rent e TOS.
|
B-SIMPLE
Para as indústrias que necessitem de manter um processo de rastreabilidade das suas mercadorias, e para as empresas que actuam na área da logística, nomeadamente na entrega e recepção de encomendas a clientes finais, a B-Simple apresenta duas soluções móveis.
A B-Simple Logistics facilita a movimentação de unidades logísticas (caixas, paletes, entre outras), efectuando simultaneamente a rastreabilidade das mercadorias. Também permite criar e manipular unidades logísticas com emissão automática de etiquetas, assim como, através da ligação ao ERP, criar guias, fazer transferências e outras operações. O B-Simple Deliver é um produto desenvolvido para a área da logística, que permite controlar as entregas e recolhas de mercadoria no cliente, apoiando o processo de movimentação no armazém. Funciona através de um dispositivo móvel que possibilita a recolha de toda a informação logística, com o máximo de exactidão. Consegue localizar os produtos no armazém, verificar o estado da entrega e suporta o recurso a assinatura em formato digital e foto comprovativa do estado da mercadoria no momento da entrega.
O valor para uma instalação standard, em ambos os casos, é de 5 mil euros, sendo que o valor final da solução depende da configuração, das funcionalidades e do número de terminais. Para 2010, esta companhia promete apenas uma «solução inovadora para hotelaria». Segundo Ana Santos, do departamento de vendas da B-Simple, este é um mercado em crescimento e com inúmeras oportunidades. «É uma aposta segura em termos estratégicos prevendo-se que seja uma área com forte crescimento em 2010.»
PSE
A Excellentia Mobile é uma aplicação que permite realizar inquéritos de opinião através de equipamentos móveis, que a PSE oferece a todas as instituições que pretendam recolher informação sob a forma de questionário.
Segundo comentou João Pequito, director-geral da PSE, o feedback dos clientes sobre o serviço é extremamente promissora. «Resolvemos uma das questões que afectam directamente a taxa de participação em projectos de inquéritos de opinião, ou seja, damos aos participantes a possibilidade de participar num projecto na forma que lhe é mais conveniente, na Internet, em papel ou num equipamento móvel», explicou. A empresa não planeia avançar com mais aplicações móveis este ano, porém, o responsável da PSE garantiu que este é um mercado que não está posto de parte, visto tratar- -se de um canal de comunicação com cada vez maior peso para as empresas na relação de proximidade com o seu público.
Para as indústrias que necessitem de manter um processo de rastreabilidade das suas mercadorias, e para as empresas que actuam na área da logística, nomeadamente na entrega e recepção de encomendas a clientes finais, a B-Simple apresenta duas soluções móveis.
A B-Simple Logistics facilita a movimentação de unidades logísticas (caixas, paletes, entre outras), efectuando simultaneamente a rastreabilidade das mercadorias. Também permite criar e manipular unidades logísticas com emissão automática de etiquetas, assim como, através da ligação ao ERP, criar guias, fazer transferências e outras operações. O B-Simple Deliver é um produto desenvolvido para a área da logística, que permite controlar as entregas e recolhas de mercadoria no cliente, apoiando o processo de movimentação no armazém. Funciona através de um dispositivo móvel que possibilita a recolha de toda a informação logística, com o máximo de exactidão. Consegue localizar os produtos no armazém, verificar o estado da entrega e suporta o recurso a assinatura em formato digital e foto comprovativa do estado da mercadoria no momento da entrega.
O valor para uma instalação standard, em ambos os casos, é de 5 mil euros, sendo que o valor final da solução depende da configuração, das funcionalidades e do número de terminais. Para 2010, esta companhia promete apenas uma «solução inovadora para hotelaria». Segundo Ana Santos, do departamento de vendas da B-Simple, este é um mercado em crescimento e com inúmeras oportunidades. «É uma aposta segura em termos estratégicos prevendo-se que seja uma área com forte crescimento em 2010.»
PSE
A Excellentia Mobile é uma aplicação que permite realizar inquéritos de opinião através de equipamentos móveis, que a PSE oferece a todas as instituições que pretendam recolher informação sob a forma de questionário.
Segundo comentou João Pequito, director-geral da PSE, o feedback dos clientes sobre o serviço é extremamente promissora. «Resolvemos uma das questões que afectam directamente a taxa de participação em projectos de inquéritos de opinião, ou seja, damos aos participantes a possibilidade de participar num projecto na forma que lhe é mais conveniente, na Internet, em papel ou num equipamento móvel», explicou. A empresa não planeia avançar com mais aplicações móveis este ano, porém, o responsável da PSE garantiu que este é um mercado que não está posto de parte, visto tratar- -se de um canal de comunicação com cada vez maior peso para as empresas na relação de proximidade com o seu público.
OS CARTÕES APARECEM NO ECRÃ DO TELEMÓVEL , E PODEM SER APRESENTADOS NAS LOJAS COMO UM CARTÃO DE PLÁSTICO | |
|
CARDMOBILI E
se pudesse colocar todos os seus cartões de fidelização no telemóvel, e deixar de ter de os transportar na carteira? Esta é exactamente a proposta que a Cardmobili coloca agora em cima da mesa. Esta tecnológica, 100 por cento nacional, oferece um serviço que permite aos clientes virtualizarem os seus cartões, passando a usar o telemóvel como plataforma de transportes para todos eles, sem perda de vantagens oferecidas pelas lojas. Na prática, isto significa que qualquer pessoa poderá transportar no telemóvel a imagem e informação que possui nos cartões de fidelização do hipermercado, do cinema, dos clubes, das livrarias, da companhia aérea, da loja de roupa, ou de qualquer outra empresa.
Todo o processo de adesão a este serviço está isento de custos. Os interessados terão apenas de entrar no site www.cardmobili.com, de se registar, indicar quais os cartões de fidelização que possuem, incluírem os dados relativos a estes últimos e descarregarem uma pequena aplicação para o telemóvel, também ela gratuita, que irá funcionar como a interface de todo o serviço. A aplicação está já disponível para diversos modelos de telemóvel. A Cardmobili está a trabalhar na versão para iPhone, que irá ser disponibilizada em Fevereiro, e para Windows Mobile. Blackberry (RIM) e Android são plataformas que estão também contempladas. A instalação pode ser feita através de uma ligação directa à Internet, SMS ou por transferência directa (cabo).
Os cartões são apresentados em detalhe no ecrã do telemóvel e poderão ser apresentados nas lojas, como se de um cartão de plástico se tratasse. No caso dos cartões com um esquema de funcionamento mais complexo, como acontece com o cartão do Continente, por exemplo, a empresa está a trabalhar na disponibilização do código de barras que aparece neste tipo de cartões, para que a versão virtual possa funcionar da mesma forma que a de plástico.
Com este serviço o consumidor poderá também passar a receber informações no telemóvel, como vales de desconto, indicações do número de pontos, de milhas ou saldo disponível nos cartões, ou receber avisos relativamente às datas de vencimento de vales. Os cartões podem ainda ser partilhados com outro utilizador, o que facilita o uso de um cartão por um casal, por exemplo.
A CEO, Helena Leite, lembrou que este é um negócio que vai viver da massificação, razão pela qual a companhia está a lançar este serviço em Portugal e nos Estados Unidos, em simultâneo.
se pudesse colocar todos os seus cartões de fidelização no telemóvel, e deixar de ter de os transportar na carteira? Esta é exactamente a proposta que a Cardmobili coloca agora em cima da mesa. Esta tecnológica, 100 por cento nacional, oferece um serviço que permite aos clientes virtualizarem os seus cartões, passando a usar o telemóvel como plataforma de transportes para todos eles, sem perda de vantagens oferecidas pelas lojas. Na prática, isto significa que qualquer pessoa poderá transportar no telemóvel a imagem e informação que possui nos cartões de fidelização do hipermercado, do cinema, dos clubes, das livrarias, da companhia aérea, da loja de roupa, ou de qualquer outra empresa.
Todo o processo de adesão a este serviço está isento de custos. Os interessados terão apenas de entrar no site www.cardmobili.com, de se registar, indicar quais os cartões de fidelização que possuem, incluírem os dados relativos a estes últimos e descarregarem uma pequena aplicação para o telemóvel, também ela gratuita, que irá funcionar como a interface de todo o serviço. A aplicação está já disponível para diversos modelos de telemóvel. A Cardmobili está a trabalhar na versão para iPhone, que irá ser disponibilizada em Fevereiro, e para Windows Mobile. Blackberry (RIM) e Android são plataformas que estão também contempladas. A instalação pode ser feita através de uma ligação directa à Internet, SMS ou por transferência directa (cabo).
Os cartões são apresentados em detalhe no ecrã do telemóvel e poderão ser apresentados nas lojas, como se de um cartão de plástico se tratasse. No caso dos cartões com um esquema de funcionamento mais complexo, como acontece com o cartão do Continente, por exemplo, a empresa está a trabalhar na disponibilização do código de barras que aparece neste tipo de cartões, para que a versão virtual possa funcionar da mesma forma que a de plástico.
Com este serviço o consumidor poderá também passar a receber informações no telemóvel, como vales de desconto, indicações do número de pontos, de milhas ou saldo disponível nos cartões, ou receber avisos relativamente às datas de vencimento de vales. Os cartões podem ainda ser partilhados com outro utilizador, o que facilita o uso de um cartão por um casal, por exemplo.
A CEO, Helena Leite, lembrou que este é um negócio que vai viver da massificação, razão pela qual a companhia está a lançar este serviço em Portugal e nos Estados Unidos, em simultâneo.
0 comentários:
Enviar um comentário