sábado, 27 de março de 2010

Limitar Largura de Banda

Este tutorial aplica-se a redes com ligação à inteneret distribuída por router (Server-Free Deployment) sem capacidades de restringir o tráfego.

Nota: O controlo de largura de banda implica instalar software tanto no PC que define os limites (administrador) - Software com GUI (Graphical User Interface), como os que têm o tráfego limitado (clientes) - Serviço de arranque do windows que corre em background.
Isto implica apenas que tenham acesso, pelo menos uma vez,aos PCs que querem restringir a largura de banda, visto que sempre que estes forem iniciados o serviço corre.

1º- Software necessário:
SoftPerfect Bandwidth Manager versão 2.5 (XP e Vista Compatíveis)

2º- Instalar software nas máquinas clientes (computadores com tráfego limitado):
2.1 Nota: É necessário abrir a porta 8701 TCP.

Firewall do Windows: Painel de Controlo, Windows Firewall, Add Port -(Nome: SoftPerfect Bandwidth Manager | Port number: 8701 | Protcol:TCP)

Kaspersky Internet Security (versão anteriores à 8): O ideal é colocarem a firewall em trainig mode e depois autorizar em cada pop up.

2.2 Extrair o rar file e correr o setup.


3º- Reiniciar Pc e verificar se o serviço está activo.

Se n souberem como: "Executar", "services.msc" (sem as aspas) e verificar se o serviço SoftPerfectBandwidthManage está activo, ou então, rightmousebutton no meu computador, "gerir", "serviços e aplicações", verificar se o serviço SoftPerfectBandwidthManage está activo.

4º - Instalar o software no PC administrador e aplicar a patch:
Tenham o mesmo cuidado para a porta atrás mencionada estar aberta.

Terminem o Setup de instalação e antes de correrem o programa pela primeira vez apliquem a patch: copy paste na pasta onde instalaram o programa e corram a patch.

5º-Limitar a largura de banda aplicando de uma "rule"(regra):










É só clicar em OK e têm de volta toda a largura de banda para jogar online ou simplesmente para não arrastar a navegação pela internet.

Atenção: Uma escolha mais generalizada das opções provocará provavelmente dificuldade na transferência de dados com o PC Cliente o que poderá impossibilitar o correcto funcionamento de alguma aplicações de rede, por exemplo remote desktop.

0 comentários:

Enviar um comentário