Novo método de previsão das tendências de consumo na Internet
Intitulada «Algorithmic Facilitation of the Delphi Method Using Crowdsourced Forecasting Data», a apresentação vencedora propôs a aplicação de um novo método de previsão das tendências de consumo na Internet: usar as redes sociais para reunir informação e rankings das várias ideias e sugestões dos consumidores na Internet, aplicando depois um algoritmo que avalia a capacidade de previsão de cada participante.
Projecto faz previsão das tendências de consumo na Internet Intitulada «Algorithmic Facilitation of the Delphi Method Using Crowdsourced Forecasting Data», a apresentação vencedora propôs a aplicação de um novo método de previsão das tendências de consumo na Internet: usar as redes sociais para reunir informação e rankings das várias ideias e sugestões dos consumidores na Internet, aplicando depois um algoritmo que avalia a capacidade de previsão de cada participante. Segundo Marina Santana, “este prémio mostra que a formação de nível mundial que estamos a receber, tanto na Universidade de Coimbra como em Carnegie Mellon, é, de facto, inspiradora. Sempre fomos apaixonados pela área da inovação e empreendedorismo e por isso decidimos frequentar um curso de gestão na Tepper Business School, enquanto estamos na Universidade de Carnegie Mellon”. João Pina acrescenta: “Conseguimos, na nossa equipa, tirar partido das nossas competências multidisciplinares, com abordagens no âmbito tecnológico, socioeconómico e do comportamento do consumidor. Estamos muito orgulhosos por vermos o nosso trabalho reconhecido, principalmente numa competição de alto nível, onde participam alguns dos profissionais mais talentosos do mundo”.
A Orange Team, a equipa vencedora, integrou, além dos portugueses Marina Santana e João Pina, Logan Powell, Shing Yan Lau, Elaine Lee e Rakesh Mishra e recebeu um prémio no valor de dois mil dólares. A iniciativa assenta num projecto interdisciplinar patrocinado pela própria universidade, através dos seus vários pólos de ensino – o Project Olympus, o Don Jones Center for Entrepreneurship, e o Institute for Social Innovation and Master of Information Systems. A competição foi aberta a todos os estudantes licenciados e/ou com formação superior e reuniu um conjunto de nove equipas de seis alunos cada, que apresentaram as suas ideias sobre novas tendências de consumo na Internet. O júri era composto por um conjunto de seis jurados, especialistas da indústria das novas Tecnologias, Informática, Internet e por peritos na área de capital de risco. |