Mais de metade dos portugueses a partir dos 16 anos utiliza computador, equipamento que existe em 56 por cento dos agregados familiares, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelas Famílias refere que, no primeiro trimestre deste ano, 48 por cento dos portugueses dispunham de ligação à Internet em casa, sendo que deste universo, 96 por cento aderiram à banda larga. Além disso, dez por cento dos inquiridos efectuam encomendas via Internet.
Outro dado retirado deste estudo foi o facto de os homens usarem mais o computador e a Internet do que as mulheres, com 56 por cento contra 47 por cento. Por outro lado, praticamente todos os estudantes utilizam computador (99 por cento) e Internet (97 por cento).
Relativamente ao número de agregados domésticos que já dispõem destas tecnologias, tem havido um aumento desde 2005, sendo que o crescimento médio anual é de 24 por cento na ligação por banda larga, de 12 por cento na ligação à Internet e de oito por cento no que respeita o acesso ao computador a partir de casa.
Lisboa é a região do país onde o acesso às TIC é mais abrangente, com 62 por cento dos agregados com computador, 55 por cento dois quais com ligação à Internet. Seguem-se a Madeira, com 58,3 por cento, e o Algarve, com 57,1 por cento. A maior proporção de utilizadores de computador também se regista nestas regiões, com Lisboa a liderar com 60 por cento dos indivíduos.
O INE salienta que as TIC são usadas com uma frequência diária por três quartos dos utilizadores, principalmente em casa e no trabalho.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Homens usam mais a Internet do que as mulheres
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário