segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Internet: 20% dos utilizadores do Facebook partilham conteúdos maliciosos

Porto, 25 nov (Lusa) – Vinte por cento dos utilizadores da rede social na Internet Facebook estão a partilhar conteúdos maliciosos, colocando em risco a sua privacidade, revelam os resultados de um estudo divulgados hoje pela empresa de software de segurança BitDefender.

Em comunicado, a empresa refere que aquele dado resulta das primeiras três semanas de teste da aplicação BitDefender Safego, construída para permitir aos utilizadores navegações seguras pelas redes sociais.

Desde o início de novembro, a empresa analisou mais de 20 milhões de objetos, como “links, imagens, vídeos, entre outros”, partilhados por utilizadores do Facebook de 20 países.

“Graças a esta ferramenta, a BitDefender descobriu que 20 por cento dos utilizadores está a partilhar com os seus contactos conteúdo malicioso”, refere a empresa.

As aplicações maliciosas mais comuns são as que “permitem chegar a uma função proibida do Facebook, como saber quem visitou o seu perfil (21,5%), as aplicações que oferecem itens de oferta para jogos, a principal via de entrada de intrusos (15,4%), ou as que oferecem ao utilizador a possibilidade de mudar o fundo do perfil ou botões como ‘não gosto’ através de extensões (11,2%)”.

“Em menor escala encontram-se, com 7,1%, as aplicações que asseguram novas versões de jogos muito conhecidos, as que oferecem telemóveis (5,4%) ou as que parecem saber o método idóneo para ver filmes gratuitamente online (1,3%)”, acrescenta a fonte.

A BitDefender alerta que, “além dos ataques através das aplicações, 16 por cento do ‘malware’ que se vê no Facebook atrai os utilizadores a ver algum tipo de filme chocante e cinco por cento dos utilizadores são infetados pelo vírus Koobface”.

“Muitos utilizadores não têm consciência de que os conteúdos que publicam no seu mural são muito perigosos para os seus contactos e para eles próprios, pois estão infetados. Outros estão a partilhar informação pessoal e privada com qualquer pessoa que aceda ao Facebook”, salienta a empresa.

A BitDefender Safego (http://apps.facebook.com/bd-safego) analisa os níveis de segurança do utilizador, identifica a informação pessoal que é visível por estranhos, analisa os utilizadores do mural, mensagens de entrada, comentários com links maliciosos e o conteúdo partilhado que possa conter ameaças como vídeos e imagens.

0 comentários:

Enviar um comentário