Se até há bem pouco tempo a concorrência entre operadoras para angariar clientes passava pela oferta de canais, actualmente enceta-se através dos widgets e ferramentas tecnológicas assentes na convergência de meios.
Hoje em dia já é possível consultar o perfil do Facebook ou navegar no Twitter através do televisor, integrando, assim, as várias possibilidades proporcionadas pelo Meo, Zon, Vodafone ou Optimus Clix.
Agora, o conceito de grelha televisiva deixa de ter sentido uma vez que novos instrumentos, como o vídeo-on-demand, começam a imperar. Assim, perante o esbater de barreiras entre meios de comunicação onde tudo se parece diluir – televisão, rádio, internet e imprensa – também a reboque da hegemonia dos tablets, a única solução dos conteúdos televisivos passa, segundo João Canavilhas, docente da Universidade do Minho, “pela qualidade e inovação”.
Contudo, multiplicaram-se, nos últimos meses, as aplicações disponibilizadas pelos principais operadores televisivos no mercado, exceptuando a Cabovisão que parece ainda não ter aderido a esta nova era, ainda que para 2011 já estejam pensados alguns instrumentos para lançar.
Por seu lado, a Meo já integrou na sua oferta o Meo Remote, o Meo Jogos, Meo Online e o Musicbox, assim como os canais interactivos (Ídolos ou a Casa dos Segredos). A estes junta-se-lhes, ainda, os widgets televisivos do Facebook, tal como o faz a Vodafone que tem ainda a particularidade de acrescentar a personalização do acesso à rede social.
A Zon apostou mais no Twitter e no Watt, que possibilita saber quais os consumos energéticos, bem como no Zon Hub, para acesso à internet, ou no Poker Router.
Fonte: Jornal de Notícias
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Facebook cada vez mais em força na televisão
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