A Samsung pode destronar a Nokia na liderança das vendas de telemóveis em Portugal, ainda em 2010. Durante o primeiro trimestre de 2010, foram vendidos 180 mil smartphones no País.
As previsões foram hoje anunciadas pelo relatório trimestral da IDC. De acordo com comunicado da consultora, os portugueses compraram 1,24 milhões de terminais móveis (telemóveis, smartphones e afins) entre Janeiro e Março, o que reflete um crescimento de 21% face ao mesmo período de 2009.
No primeiro trimestre de 2010 terão sido vendidos em Portugal 180 mil smartphones.
De acordo com a IDC, este é o segmento dos dispositivos móveis com maior crescimento (58% mais em comparação com as vendas no primeiro trimestre de 2009).
Em contrapartida, as vendas de telemóveis tradicionais registaram um crescimento de 17% no primeiro trimestre de 2010, quando comparado com o período homólogo de 2009.
Tendo em conta esta evolução de vendas, os responsáveis da IDC não hesitam em concluir que o primeiro trimestre de 2010 denota uma recuperação, mas lembram que o primeiro trimestre de 2009 foi um dos piores nos que toca a vendas de telemóveis e afins.
No ranking das vendas de dispositivos móveis destaque para a queda de quatro pontos percentuais da Nokia (de 42% para 36% do primeiro trimestre de 2009 para o primeiro trimestre de 2010).
Segundo a IDC, a oferta da Nokia "continua a ter dificuldades em espelhar o que os consumidores procuram e valorizam num terminal".A Consultora admite mesmo que a marca finlandesa pode perder a liderança das vendas de telemóveis em Portugal durante 2010
Para a Samsung, a possibilidade de chegar ao primeiro lugar do ranking de vendas de terminais móveis pode ser animadora, mas a verdade é que a quota da marca coreana perdeu três pontos percentuais, apesar de ter registado um aumento de 13% nas vendas quando se compara o primeiro trimestre de 2009 com o primeiro trimestre de 2010.
Nos smarphones, a Nokia mantém uma liderança mais confortável, com 52% de quota de mercado no primeiro trimestre de 2010 (o segundo lugar é ocupado pela RIM, produtora dos Blackberry com 17% de quota de mercado).
Destaque ainda para o terceiro lugar da TMN no que toca à venda de smartphones (18 mil vendidos no primeiro trimestre de 2010). A Apple não foi além do quarto lugar com 12 mil iPhones vendidos em Portugal durante o mesmo período.
A Nokia ainda pode voltar aos velhos tempos áureos? Dê a sua opinião.
0 comentários:
Enviar um comentário