sábado, 24 de outubro de 2009

Marketing Afiliado

Infelizmente o Marketing afiliado em Portugal não é ainda um meio muito utilizado pelos pontos de venda on-line para alargar a abrangência do seu mercado. 

Para todos os efeitos, e para quem desconhece este meio de venda e divulgação, o Marketing Afiliado é muito semelhante à venda por comissão tradicional. O vendedor efectua a venda, e recebe uma comissão por esta acção. 

Ora no caso do Marketing Afiliado o vendedor assume a forma de um site, que através da sua exposição, vende um determinado produto ou serviço tirando partido da sua base de visitantes. 

Os meios utilizados pelo site vendedor podem assumir a forma de um banner, de um anúncio de texto, ou de um simples link. Na realidade, independentemente da forma da publicidade exibida pelo vendedor no seu site, o que importa do ponto de vista da plataforma que recebe o visitante é o link. Isto é, a única forma que o site A tem de reconhecer que determinada venda foi feita pelo seu afiliado B, é através do Link exibido pelo site do afiliado, que clickado gere um cookie no Browser do visitante que é reconhecido pelo Software de afiliado, e mais tarde repescado para contabilizar a comissão. 




Vantagens para quem vende o serviço/produto e disponibiliza a venda afiliada

  • Não existem custos fixos na aquisição de um cliente.
  • Apenas paga por venda, eliminando qualquer outro custo intermédio.
  • Obtém maior abrangência de mercado.
  • Mesmo sem vendas, o Branding é reforçado com a exposição do material promocional.

Vantagens para o site vendedor comissionista

Ao contrário do Sistema de Monetização PPC (Pay Per Click), em que os anúncios são gerados por um sistema central externo, no Marketing Afiliado existe um maior controlo sobre os anúncios publicados. 

Em alguns casos, é mesmo o próprio “vendedor” quem desenvolve o material publicitário exibido, de forma a este integrar-se melhor no Layout e Design do seu site.
Do ponto de vista do vendedor comissionista, as vantagens prendem-se sobretudo com a flexibilidade de integração, e com o facto das margens efectivas de lucro serem extremamente atractivas.

Vantagens para os sites vendedores p/comissão: 

  • Maiores margens de lucro do que a publicidade PPC.
  • Poder de escolha no tipo de produtos que são vendidos.
  • Possibilidade de rodar várias campanhas de afiliação entre si.

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